Guarda que matou secretário no MA tem prisão preventiva decretada; vídeo mostra o crime
17/08/2025
(Foto: Reprodução) Vídeo mostra guarda municipal atirando contra o secretário de Obras de Buriti, no Maranhão
O guarda municipal Josenilson de Lima da Conceição ficará em prisão preventiva durante as investigações que apuram o assassinato de Antônio José Ferreira da Silva, secretário municipal de Obras da cidade de Buriti, a 326 km de São Luís.
A decisão é do juiz Galtieri Mendes de Arruda, da Vara Única da Comarca de Buriti, após audiência de custódia que confirmou a legalidade da prisão de Josenilson, que foi flagrado atirando no secretário durante uma discussão de trânsito, na manhã da última quinta-feira (14).
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do MA em tempo real e de graça
O magistrado entendeu que a prisão preventiva é necessária para garantir a ordem pública e para que as investigações não sejam atrapalhadas, já que há divergências entre depoimentos de Josenilson e testemunhas.
"A liberação do custodiado neste momento ou a aplicação apenas de medidas cautelares diversas da prisão poderiam atrapalhar a colheita de provas, notadamente a existência de outras testemunhas oculares, já que sendo o senhor Josenilson um agente estatal, sua liberdade poderia gerar algum tipo de temor, medo, constrangimento ou receio por parte de outras pessoas que possam ter presenciado os fatos e possam contribuir com a verdade real. Assim sendo, a prisão também se fundamenta na conveniência da instrução criminal", declarou o magistrado, na decisão.
Josenilson de Lima da Conceição foi flagrado atirando contra o secretário de Obras de Buriti, que morreu
Reprodução/Redes sociais
Todo a dinâmica do caso foi gravada por uma câmera de videomonitoramento (veja acima), que mostra quando Antonio - também conhecido como “Toinho Francês” - chega em uma moto próximo a esquina de uma rua. O guarda municipal se aproxima e Antonio tenta dar um soco contra o guarda. O agente revida imediatamente com um tiro.
Após ser atingido, Antonio logo cai no chão e o guarda municipal se afastada. Em seguida, várias testemunhas se aproximam. Toinho Francês ainda chegou a ser socorrido e levado para o Hospital Municipal, mas acabou morrendo.
Secretário é morto por guarda municipal durante discussão de trânsito no interior do MA
Reprodução/Redes sociais
À polícia, o guarda municipal afirmou que estava em serviço e havia pedido para o secretário, que pilotava uma motocicleta, aguardar a travessia de alguns alunos, que passavam na via. Em seguida houve uma agressão e o tiro contra Toinho Francês. Testemunhas também afirmaram que houve uma discussão antes do disparo.
Apesar do que foi dito em depoimento, o guarda municipal foi preso em flagrante pela Polícia Militar e levado para a Delegacia Regional de Chapadinha, e em seguida para uma unidade prisional. A arma usada no crime também foi apreendida.
O secretário Antônio José Ferreira da Silva, que também já foi vereador de Buriti, deixou a mulher e oito filhos.
Secretário é morto por guarda municipal durante discussão de trânsito no interior do MA
Reprodução/TV Mirante
Nota de pesar
A Prefeitura de Buriti divulgou, pelas redes sociais, uma nota de pesar pela morte do secretário, afirmando que ele se dedicou com amor e compromisso à cidade de Buriti. Além disso, a gestão municipal decretou luto oficial de três dias em respeito à memória de Antônio José.
Veja a nota na íntegra
Prefeitura de Buriti divulgou nota de pesar pela morte do secretário.
Divulgação/Redes sociais
Secretário é morto por guarda municipal durante discussão de trânsito em Buriti