Clubes em Santos suspendem venda de destilados após casos de intoxicação por metanol; entenda
01/10/2025
(Foto: Reprodução) Clubes em Santos (SP) aderem à recomendação de sindicato e suspendem temporariamente a venda de bebidas destiladas
Reprodução
Dois clubes em Santos, no litoral de São Paulo, comunicaram a suspensão temporária da venda de bebidas alcoólicas destiladas devido ao aumento de casos de contaminação por metanol no estado. Conforme apurado pelo g1, a medida segue uma recomendação do Sindicato dos Clubes (Sind Clubes).
A intoxicação por metanol a partir do consumo de bebidas alcoólicas batizadas — como gin, vodca e whisky — já provocou casos de internação grave, perda de visão e até morte no Estado de São Paulo nas últimas semanas.
Segundo balanço da Secretaria Estadual de Saúde, divulgado nesta quarta-feira (1°), foram registrados 37 casos de contaminação em São Paulo, sendo 27 em investigação e 10 confirmados. Cinco mortes estão relacionadas à intoxicação. Uma delas já foi comprovadamente causada pelo consumo de bebida adulterada, enquanto outras quatro seguem em apuração.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Bebidas alcoólicas
Reprodução/EPTV
Em nota, o Clube dos Ingleses & Caiçara informou que, por medida preventiva e temporária, foi suspensa a venda de destilados nas dependências da unidade. O estabelecimento ressaltou que o concessionário atesta a procedência das bebidas junto ao distribuidor responsável e mantém à disposição as notas fiscais relativas às compras dos produtos.
"De todo modo, a decisão visa preservar a segurança e integridade dos nossos sócios e consumidores, alinhando-se às orientações adotadas por outros clubes e pelo sindicato correspondente", acrescentou no comunicado.
O Tênis Clube de Santos também comunicou sobre a suspensão temporária da venda de bebidas destiladas e, além disso, suspendeu qualquer tipo de consumo de destilados nas dependências do clube, incluindo bebidas mantidas pelos próprios associados.
"A medida é temporária e tem como objetivo proteger sua saúde e bem-estar. Contamos com a compreensão e colaboração de todos", explicou no comunicado.
O presidente do Sindi Clubes, Sérgio Nabhan, explicou que a categoria ficou preocupada com a situação veiculada pela imprensa, mas que os clubes aderiram bem à recomendação feita pelo sindicato na última terça-feira (31). "Acredito que foi uma medida acertada", finalizou.
O que é metanol?
🔍 O metanol é um álcool usado industrialmente em solventes e outros produtos químicos, é altamente perigoso quando ingerido. Inicialmente, ataca o fígado, que o transforma em substâncias tóxicas que comprometem a medula, o cérebro e o nervo óptico, podendo causar cegueira, coma e até morte. Também pode provocar insuficiência pulmonar e renal.
Metanol em bebidas: só teste de laboratório pode detectar
O metanol (CH₃OH) é uma substância altamente inflamável, tóxica e de difícil identificação. O produto é um tipo de álcool simples, incolor e inflamável, com cheiro semelhante ao da bebida alcoólica comum.
Ele já foi chamado de “álcool da madeira”, porque antigamente era obtido pela destilação de toras. Hoje, sua produção industrial é feita principalmente a partir do gás natural.
Porém, embora seja usado em pequenas quantidades na natureza, podendo ser encontrado em frutas, vegetais e até produzido pelo corpo humano em baixíssimas doses, o metanol é altamente tóxico em concentrações elevadas.
Sintomas e atendimento
A recomendação do Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo é que bares, empresas e demais estabelecimentos redobrem a atenção quanto à procedência dos produtos oferecidos.
Os sintomas podem incluir ataxia, sedação, desinibição, dor abdominal, náuseas, vômitos, cefaleia, taquicardia, convulsões e visão turva, principalmente após ingestão de bebidas de procedência desconhecida.
Em caso de suspeita, é fundamental buscar atendimento médico de emergência. A população pode localizar o serviço mais próximo pela plataforma https://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/.
O Centro de Controle de Intoxicações (CCI-SP) também oferece apoio para diagnóstico e orientação pelos telefones (11) 5012-5311 e 0800 771 3733.
Infográfico: o impacto do metanol no corpo humano.
Arte/g1
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos